Ficção, história e os limites que atravessam a arte

Na terça-feira (24), Curitiba recebe a dramaturga e escritora portuguesa Patrícia Portela, em ocasião do lançamento de seu A coleção privada de Acácio Nobre. Além de apresentar uma conferência sobre a obra, Portela debaterá com Julie Fank e Otto Leopoldo Winck, os limites entre o real e a ficção.

O romance, lançado em Portugal em 2016, recria a trajetória de Acácio Nobre (1869?-1974), um visionário, artista, cientista, matemático, bioengenheiro, poliglota e apoiador de tudo que pudesse ser genuinamente revolucionário. A narrativa reconstrói o universo acaciano a partir de cartas, objetos e fragmentos de lembranças, imagens que reconstroem a memória e recuperam a incrível trajetória deste gênio português que teve sua história apagada pela ditadura salazarista. Com Julie Fank e Otto Leopoldo Winck, a autora portuguesa irá explorar a linguagem e a construção da narrativa híbrida, estruturada entre o romance e a biografia.

Patrícia Portela (1974) é autora de performances e obras literárias, vive entre Portugal e Bélgica. Estudou cenografia e figurines em Lisboa e Utrecht, cinema em Ebeltoft, na Dinamarca, e Filosofia em Leuven, na Bélgica. Criadora de performances e instalações transdisciplinares, itinera com regularidade pela Europa e pelo mundo. Reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra, recebeu vários prêmios e é considerada uma das artistas e autoras mais desconcertantes da sua geração. Autora de Para Cima e não para Norte (2008), de Banquete (2012) e de A Coleção Privada de Acácio Nobre (originalmente lançado em 2016 em Portugal).

Julie Fank é escritora, artista visual e diretora-fundadora da Esc. Escola de Escrita. É licenciada em Letras Português/Inglês, mestra em Letras, com ênfase em Literatura Comparada, e doutoranda em Escrita Criativa pela PUC-RS. Já atuou no mercado editorial como diretora de redação e editora de revistas de comportamento, cultura, design, arquitetura e arte, como redatora, revisora e na área de roteiros para tevê. Tem contos, poemas e outros textos publicados em periódicos como RelevO, Arte & Letra: Estórias, Escriva e outros, além de instalações e colagens já expostas em mostras coletivas. Fez parte da Antologia Algumas vozes – Narrativas contemporâneas, organizada por Rogério Pereira para a Bienal de Curitiba, lançada no início de 2017. Ministra oficinas por todo o Brasil. Lançou seu primeiro livro de artista recentemente, Embaraço (2017), pela Contravento Editorial.

Otto Leopoldo Winck é doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, onde também atuou como professor substituto por dois anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. É autor do romance Jaboc, vencedor do Prêmio Nacional de Academia de Letras da Bahia de Romance 2005, lançado em 2006 pela editora Garamond. Tem ministrado diversas oficinas de criação literária, círculos de leitura e laboratórios de formação de mediadores de leitura.