a escola

a nossa atual sede é este oásis com vista para um jardim de brócolis no centro de Curitiba

quem visita não quer mais ir embora

O infinito na casca de nós

A Esc. Escola de Escrita é um espaço de construção da inteligência e de investigação de processos criativos. Sua história começou em Cascavel, no interior do Paraná, em 2011, como uma iniciativa da professora Julie, na sala de sua casa, com as cadeiras arrastadas e uma parede transformada em quadro-negro, ainda sem nome e não tão literária assim. Assim seguiu o curso do seu propósito, ensinar a escrever, a reescrever, a compor um texto. Em 2014, a Esc. começou em um coworking e logo voou por uma sede em Curitiba com leões alados no topo, fez casa temporária na Arte & Letra, passeou por alguns outros espaços físicos na cidade até se desmaterializar para (r)existir no ciberespaço durante a pandemia e fixar sede fixa de novo no coração de Curitiba desde 2022. O nosso espaço é este das fotos. Dá vontade de ficar, né?

Sobre nossos voos e pousos

A Esc. acredita que você chegou até aqui porque já é, antes de tudo, escrevente. Talvez mudar a profissão em cadastros mundo afora seja só uma questão de tempo. Dizer-se escritor ou escritora é uma questão de horas de voo. E o seu texto, esteja ele escondido abaixo de uma coberta de adjetivos ou travado na falta de dicionário, já existe. Como oompa-loompas da palavra, existimos para acertar a receita. Como controladores de voo, somos intérpretes de birutas. Somos braços à sua disposição para selecionar a matéria-prima, balancear os ingredientes ou apenas degustar o produto final, não importa a que doce o seu texto se pretende: best seller?, autobiográfico?, uma obra em pé se descolando das linhas deitadas?, aqui há panela para qualquer açúcar.