Editais e concursos abertos | Editais abertos: dez oportunidades para quem escreve tirar aquele texto da gaveta (ou da pasta de arquivos)

Editais abertos: nove oportunidades para quem escreve tirar aquele texto da gaveta (ou da pasta de arquivos)
A Esc. reuniu editais abertos para contos, crônicas, poesias, romances e até não-ficção
O carnaval acabou, as águas de março fecharam o verão e, agora sim, não tem choro nem vela: o abre-alas de 2024 aconteceu! As prévias, escolas de samba e festas de rua passaram de arrastão e, você sabe – Paulinho da Viola também –, “dinheiro na mão é vendaval”. E se você não faz parte do “Bloquinho dos Procrastinadores Insistentes”, ama escrever, mas também ama pagar seus boletos, chegou ao post que vai fazer essa combinação ser e não ou. A Esc. separou dez chances de você fazer seu texto ganhar casas e asas próprias.
O ano começou cheio de editais e prêmios para contos, crônicas, poesias, romances e até não-ficção com valores que vão dos mil aos milhares de reais. Mas é bom prestar atenção às datas, pois alguns já são pra agora e, você sabe, todo prazo tem seu fim. Veja pela ordem do calendário:
1 – Prêmio Cataratas de Contos e Poesia
Com inscrições abertas até 25 de março, o Prêmio Cataratas é promovido pela prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) desde 1990. Os prêmios para os três primeiros colocados de cada categoria vão de R$ 1.100,00 a R$ 2.300,00. O edital foi publicado no Diário Oficial do município.
Gênero: contos [avulsos] e poemas [avulsos]
Prazo: 25 de março
2 – Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes
Sediada na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo, a Edição 2024 do Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes é voltado para poemas de todo o Brasil. Os dez primeiros colocados vão receber de R$ 600,00 a R$ 2.500,00 conforme edital
Gênero: poemas avulsos
Prazo: 31 de março
3 – Prêmio Literário Máquina de Contos
Na sua quarta edição, a plataforma Máquina de Contos vai premiar três vencedores com assinatura de contrato no valor R$ 2.000,00 com a Graviola Digital. Além do trio vencedor, outros dez inscritos vão receber menção honrosa. As inscrições vão até 24 de abril, conforme o edital.
Gênero: contos [avulsos]
Prazo: 24 de abril
4 – Concurso Literário Município de Carlos Barbosa
A cidade de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, vai premiar os três primeiros lugares das categorias prosa e verso com valores de até R$ 1.500,00. O prazo para inscrição acaba em 29 de abril, conforme o regulamento.
Gênero: contos [avulsos] e poemas [avulsos]
Prazo: 24 de abril
5 – Prêmio Kotter de Literatura
O Prêmio Kotter de Literatura, da Kotter Editorial, vai agraciar as melhores obras de três categorias: conto e crônica, romance e poesia. Com inscrições até 5 de abril, os selecionados vão receber R$ 2.000,00, publicação gratuita das obras e lançamento na  27º Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Gênero: Conto e crônica [coletânea], Romance e Poemas [coletânea]
Prazo: 5 de abril
6 – Prêmio LeYa
A Leya, grupo editorial da língua portuguesa, recebe até 30 de abril romances que não tenham sido premiados em outros concursos com resultado pendente. O Prêmio Leya vai gratificar a obra vencedora com 50 mil euros. O limite mínimo é de duzentos mil caracteres.
Gênero: romance
Prazo: 30 de abril
7 – Prêmio Literário José Saramago
Criado para celebrar o Nobel da Literatura dedicado ao escritor português em 1998, o Prêmio Literário José Saramago é aberto a romances, ficções ou novelas de todos os países da lusofonia. O prazo para inscrição termina em 15 de maio. A obra vencedora vai ser distribuída em todos os países da língua portuguesa, além do simbólico valor de quarenta mil euros.
Gênero: romance ou novela
8 – Prêmio de Não-ficção Latinoamérica Independiente
Para os escritores de não ficção, o grupo de editoras responsável pelo prêmio Latinoamérica Independiente aceita até 31 de maio obras com até 75 mil palavras. O autor ou autora que vencer vai assinar um contrato de edição de sete anos “para todos os formatos e todos os idiomas”, além do pagamento de royalties sobre o preço de capa estabelecido pela editora.
Gênero: ensaio [avulso]
9 – VII Concurso Bunkyo de Contos
O VII Concurso Bunkyo de Contos é oferecido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social. O concurso aceita inscrições até 28 de junho. Cada participante pode inscrever apenas um conto para concorrer a prêmios de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00 aos três primeiros colocados.
Gênero: conto [avulso]