Escola de Escrita disponibiliza 30 bolsas de inclusão para pessoas indígenas, negras ou LGBTQI+

Com a chegada da pandemia, as aulas da Esc. Escola de Escrita precisaram migrar para os moldes virtuais, e, com isso, abriu-se a possibilidade de trazer mais pessoas para perto. Por isso, todos os cursos que fecharem com o número mínimo de estudantes no segundo semestre de 2020 automaticamente gerarão vagas gratuitas para pessoas indígenas, negras ou LGBTQI+.

O objetivo da escola é possibilitar o acesso de pessoas que não teriam condições financeiras de participar de um curso de escrita ou outras artes nesse momento, por isso, um dos critérios para a seleção será a renda. A regra é cristalina: fazendo um curso na Esc., além de receber muito conteúdo bacana e um certificado validável como horas complementares, você também ajuda uma outra pessoa a acessar esse conhecimento.

Como participar da seleção para bolsas?

Para concorrer a uma bolsa de estudos, é necessário preencher este formulário aqui, escolher o curso para o qual você gostaria de receber uma bolsa e contar porque a Esc. deve escolher você. A seleção será feita com base nas respostas do formulário – e uma entrevista posterior à seleção – e as pessoas que não forem selecionadas, se desejarem, poderão ficar na lista de espera para quando abrirem novos cursos. O aluno só poderá ser contemplado com uma bolsa para que possamos oportunizar as inscrições para o máximo de pessoas possíveis.

Também é possível se inscrever sem concorrer às bolsas no site da escola.

Cursos abertos para o segundo semestre de 2020

Ao todo, a Esc. Escola de Escrita está com inscrições abertas para quinze cursos para o segundo semestre deste ano com início previsto nos meses de julho, agosto e setembro. Os professores que estarão por aqui são: Julie Fank, André Luíz Costa, Francisco Mallmann, Camila Macedo, Luci Collin, Celso Alves, entre outros convidados. Alguns cursos já existiam na escola e foram reorganizados para uma experiência online, outros são inaugurações na nossa grade de 2020. Conheça:

• Literatura indígena: um panorama, com Julie Dorrico

Sobre a escola

A Esc. Escola de Escrita, que completa 6 anos no dia 07 de julho, é um espaço intelectual e artístico de construção da inteligência e investigação de processos criativos. Há seis anos com sede em Curitiba-PR, a Esc. passou também por diversas cidades do Brasil como Belo Horizonte-MG, Salvador-BA, Boa Vista-RR e Florianópolis-SC, levando o carro-chefe da escola, o curso de Escrita criativa: primeiros passos, que, inclusive, já ganhou sua versão online.

Ao longo desses últimos 6 anos, a Esc. já recebeu em Curitiba autores e artistas como: Alice Ruiz, Gregorio Duvivier, Futhi Nshingila, David Machado, José Luís Peixoto, Jacques Fux, Elizabeth Finger, Henrique Rodrigues, Flávio de Souza, Luci Collin, tanto em parcerias com iniciativas locais e universidades, quanto com editoras, publicou pelo selo Esc. em parceria com a Arte & Letra autores como José Luís Peixoto, além de escritores em início de carreira que passaram por cursos na Esc., além de acompanhar a estreia por outras editoras de alunos como André Cúnico Volpato, Geraldo de Oliveira Neto. Também, ao longo de 6 anos, contou com professores de diversos locais do país. Foram mais de 2.500 alunos e mais de 6.500 pessoas que passaram pela Esc. e por eventos organizados pela escola desde 2014. A inauguração desta fase online prevê um público ainda maior.