PROPOSTA DE REDAÇÃO #1

Oi, gente.

Julie aqui, tudo bem?

Com a dificuldade que muitos alunos têm de ter acesso a propostas de redação ou a conteúdos relacionados ao tema neste período, resolvi compartilhar alguns tópicos aqui no blog da Esc. Escola de Escrita e nas nossas redes sociais. A ideia é que a caixa de comentários – este lugar nem sempre pacífico e nem sempre bem utilizado na internet – seja um lugar para o treino desta argumentação.

PROPOSTA DE REDAÇÃO #1

GÊNERO: Comentário crítico
[Prova inspirada em exercícios da UFPR]

Abaixo, observe as quatro imagens motivadoras:

Em entrevista, ACM Neto, prefeito considerado conservador, exibe em sua estante a biografia de Carlos Marighella, expoente da luta armada contra a ditadura.
A estante vazia de Paulo Guedes em live deu o que falar.
Imagem de uma oferta, como paródia, de um suporte de papelão com uma falsa estante de livros impressa vendida ao preço de 150 euros (cerca de 900 reais), criada pelo ilustrador madrilenho Eduardo Berazaluce.
Tirinha publicada pelo cartunista Tom Gauld a respeito das escolhas que as pessoas fazem para estantes cenográficas.

Tradução livre:

Primeira pilha: Livros que eu quero ler.
Segunda pilha: Livros que eu deveria ler
Na estante: Livros que eu quero que as pessoas vejam atrás de mim nas chamadas do Zoom.
Na caixa: Livros que agora percebo que mesmo semanas de quarentena forçada não vão me induzir a ler.

__________________

Escreva um comentário crítico sobre a relação entre os cenários forjados pelos participantes de chamadas de vídeo neste período em que as nossas relações com figuras públicas se dão, essencialmente, pelas telas.

1. O comentário deve ter de 12 a 15 linhas;
  2. Você deve escolher de uma a duas das imagens para motivar sua argumentação e ela deve estar descrita em seu texto, observando, principalmente, os elementos não-verbais que a compõem.
  3. A análise da imagem não deve tomar mais do que duas frases do seu texto que deve ser, predominantemente, argumentativo e não descritivo.

Use a nossa caixa de comentários. Os mais adequados à proposta serão republicados no blog. Qualquer dúvida, estamos por aqui.

Boa escrita!

Julie