Desembaraço | Teoria e prática do texto artístico

O quê?

Sabe o náufrago? Não o filme. Mas se foi isso que te veio à cabeça, pega a ideia que ela te dá um bom panorama. O personagem de Tom Hanks perdido, ilhado, tido como morto. Na sua gaveta não tem uma, duas, três escritas assim? Abandonadas, perdidas, a ponto de serem descartadas, mas às quais você tem apego. Este é o momento do resgate. Em 10 encontros de teoria e prática, vamos jogar a boia salva-vidas para retomar o texto artístico em um processo e desembaraço da prosa, com alguns dispositivos de criação associados a teorias. Talvez, sejamos seu Wilson e certamente estaremos ao seu lado para que o livro, ficcional ou não, que falta na sua biblioteca, no caso o seu, não fique à deriva.

Passo por passo

• Encontros de teoria e prática
  • Dispositivos de criação
  • Exercícios para o destrave
  • Intermidialidade
  • Intertextualidade
  • Jogos de cena entre a literatura, outras artes e a cultura POP
  • Tipos de narrativa

Pra quem?

Para toda e qualquer pessoa que queira saber mais sobre a escrita, sobre a teoria da produção de texto artístico ficcional ou não.

Para as pessoas que já participaram dos cursos Escrita Criativa: primeiro contato, narrativas e procedimentos; Esboço, processo e desembaraço, como voltar a escrever.

Para toda e qualquer pessoa que queira transformar ideias em literatura.

COMO ASSIM?

Texto não é limite pra quem não sabe escrever, é linha de chegada e também de partida. Que textos você têm deixado aí de lado? A ideia é tirá-los da gaveta e levá-los para escovar os dentes antes de colocá-los pra conversar com os outros. Mas vale lembrar que isso não é: storytelling, terapia de grupo, norma da ABNT, encaixotamento do imaginário. Os cursos da Esc. Escola de Escrita são cursos para repensar a arquitetura do texto, desenhar a arqueologia do seu repertório e para imprimir no texto uma marca autoral que já caminha com a sua escrita mesmo sem você reconhecê-la.

O que
vamos ler?

Não se preocupe, tá bem? Os livros e textos abordados serão disponibilizados em uma ementa completa no início do curso apenas para quem se matriculou.

A professora (querida😊) disponibilizará os pdfs das leituras solicitadas.

Professora

Julie Fank é doutora em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nasceu em 1988, em Cascavel (PR). É artista visual, escritora, professora e diretora e criadora da Esc. Escola de Escrita, em Curitiba (PR). Formada em Letras Português-Inglês e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Tem livros, contos, e poemas publicados em periódicos como Cândido e Arte e Letra: Estórias. Já ministrou cursos e oficinas para mais de quatro mil alunos que passaram pela Esc. ao longo dos últimos anos. Também atua como ghostwriter.

Começaremos em fevereiro de 2024. No primeiro trimestre, teremos duas turmas. Uma às quartas,16h às 18h, on-line, e outra às quintas-feiras, presencialmente, 19h às 21h.

A turma presencial já está fechada. A turma on-line começa dia 20/03.

Nosso espaço físico, coisa fina, fica na Praça General Osório, 379, sala 901, no Centro de Curitiba.

Ao lado, há o Estacionamento Brasília, que fica aberto nos três períodos (manhã, tarde e noite) e é conveniado à escola.

20 horas divididas ao longo de 10 encontros de 2 horas cada.

Simpirilim. O curso te dá um certificado de curso livre validável como horas complementares.

O valor completo do curso é de R$ 1200, que pode ser dividido em até 4 parcelas de R$ 300 (no pix programado ou no boleto) ou pode ser pago com desconto à vista de 5%.

• À vista R$ 990,00 [5% de desconto via pix].

• A prazo, no boleto em até 3x de R$ 330,00 [acréscimo de R$6,00 por boleto].

• Na opção a prazo, o valor da primeira parcela corresponde à matrícula e deve ser feito via pix.

• Negocia com a gente aqui

Se você quiser integrar outros cursos ao mesmo tempo, é só mandar um alô pra gente que podemos pensar em descontinhos especiais.

DO QUE EU PRECISO? Providenciaremos o caderninho. Você traz seu estojo e a vontade de escrever.
PENÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES: As vagas para este grupo são limitadas-limitadíssimas, então corre se inscrever.
E COMO FAÇO A MINHA INSCRIÇÃO? Clique AQUI e esc.reva-se.

SE ESTA TURMA NÃO É PRA VOCÊ,
PREENCHA NOSSA LISTA DE ESPERA: