Escola de Escrita

Laboratório de Contos

O quê?

A prosa breve, ao contrário do que se possa imaginar, não é o primeiro degrau para a prosa de fôlego: até porque é preciso fôlego para segurar a emoção do leitor ininterruptamente por alguns parágrafos ou algumas páginas e não perdê-lo no caminho. Cortázar foi preciso: na escrita de um romance, quem escreve ganha o leitor por pontos. Na escrita do conto, quem escreve ganha o leitor por nocaute. E se é num piscar de olhos que se ganha um leitor, é na leitura atenta de textos que atravessariam o Atlântico num mergulho só que a oficina vai se desenrolar. Num mergulho dedicado por textos bastante contemporâneos, as professoras alternarão entre uma aula de repertório e uma aula de prática, ao longo de 16 encontros. Ao fim da oficina, cada aluno apresentará um conto completo que será publicado pela editora da própria escola.

Passo por passo

  • Leitura analítica e discussão coletiva de contos previamente selecionados como esqueleto do repertório da oficina;
  • Introdução aos elementos do conto e características que o constituem como gênero literário;
  • Personagens;
  • Narradores;
  • Estrutura espacial;
  • O tempo na narrativa;
  • O enredo e suas tramas;
  • Diálogos;
  • Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre;
  • Tipos de conto e marcas de diferenciação entre conto, crônica e novela.
  • Pra quem?
  • Não é necessário já ter escrito prosa breve para ingressar na oficina

Pra quem?

Não é necessário já ter escrito contos para ingressar na oficina.

Quem nunca foi nosso aluno precisa enviar três textos de ficção para o e-mail secretariadaesc@gmail.com antes de fazer sua inscrição. Com os textos em mãos, as professoras avaliam a possibilidade de entrada na turma.

COMO ASSIM?

Texto não é limite pra quem não sabe escrever, é linha de chegada e também de partida. Que textos você têm deixado aí de lado? A ideia é tirá-los da gaveta e levá-los para escovar os dentes antes de colocá-los pra conversar com os outros. Mas vale lembrar que isso não é: storytelling, terapia de grupo, norma da ABNT, encaixotamento do imaginário. Os cursos da Esc. Escola de Escrita são cursos para repensar a arquitetura do texto, desenhar a arqueologia do seu repertório e para imprimir no texto uma marca autoral que já caminha com a sua escrita mesmo sem você reconhecê-la. 

O que
vamos ler?

Da teoria do conto, de Julio Cortázar, a ensaios sobre o processo criativo, escrito por escritores contemporâneos. Além disso, escritores como Nélida Piñon, Assionara Souza, Conceição Evaristo, Maria Valéria Rezende, Hilda Hilst, Clarice Lispector são algumas das contistas selecionadas para leitura de contos e respectiva análise.

Professoras

Luci Collin é tudo o que nós da Esc. amamos. Escritora, musicista, boa de papo. Tem 24 livros publicados entre os quais Querer falar (Finalista do Prêmio Oceanos 2015), A palavra algo (Prêmio Jabuti poesia 2017), Papéis de Maria Dias (romance, 2018), Rosa que está (Finalista do Prêmio Jabuti 2020), Dedos impermitidos (Prêmio Clarice Lispector – Biblioteca Nacional, contos 2021) e Olho reavido (2022). Participou de diversas antologias nacionais e internacionais (nos EUA, Alemanha, França, Bélgica, Uruguai, Argentina, Peru e México). Na USP, concluiu o Doutorado e dois estágios pós-doutorais em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Já traduziu Virginia Woolf, Gertrude Stein, E. E. Cummings, Gary Snyder, Ira Levin, Jerome Rothenberg e Eiléan Ní Chuilleanáin, entre outros. Graduada no Curso Superior de Piano (EMBAP – 1985), no Curso de Letras Português/Inglês (UFPR – 1989) e no Bacharelado em Música – Percussão Clássica (EMBAP – 1990), é professora aposentada do Curso de Letras da UFPR e pesquisadora da Cátedra Yeats de Estudos Irlandeses da USP. Ocupa a Cadeira 32 na Academia Paranaense de Letras.

 

 

Julie Fank é doutora em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nasceu em 1988, em Cascavel (PR). É artista visual, escritora, professora e diretora e criadora da Esc. Escola de Escrita, em Curitiba (PR). Formada em Letras Português-Inglês e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Tem livros, contos, e poemas publicados em periódicos como Cândido e Arte e Letra: Estórias. Já ministrou cursos e oficinas para mais de quatro mil alunos que passaram pela Esc. ao longo dos últimos anos. Também atua como ghostwriter.

Começaremos em fevereiro de 2024. Sempre às terças, das 19h às 21h, presencialmente.

  • 12/03
  • 19/03
  • 26/03
  • 02/04
  • 09/04
  • 16/04
  • 23/04
  • 30/04
  • 07/05
  • 14/05
  • 21/05
  • 28/05
  • 04/06
  • 11/06
  • 18/06
  • 25/06

Nosso espaço, coisa fina, fica na Praça General Osório, 379, sala 901, no Centro de Curitiba.

Ao lado, há o Estacionamento Brasília, que fica aberto nos três períodos (manhã, tarde e noite) e é conveniado à escola.

32 horas divididas ao longo de 16 encontros de 2 horas cada. Além disso, recomenda-se um tempo semanal de leitura e produção em casa de pelo menos 4 horas.



Simpirilim. O curso te dá um certificado de curso livre validável como horas complementares.

O valor completo do curso é de R$ 1.920, que pode ser dividido em até seis parcelas de R$ 320 ou pode ser pago com desconto à vista de 5%.

O pagamento é exclusivamente via pix. Na opção a prazo, o valor da primeira parcela corresponde à matrícula e deve ser feito para validar a inscrição

Neste curso, não há possibilidade de contratação de aulas avulsas.

Negocia com a gente aqui

Se você quiser integrar outros cursos ao mesmo tempo, é só mandar um alô pra gente que podemos pensar em descontinhos especiais.

DO QUE EU PRECISO? Providenciaremos o caderninho. Você traz seu estojo e a vontade de escrever.
PENÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES: As vagas para este grupo são limitadas-limitadíssimas, então corre se inscrever.
E COMO FAÇO A MINHA INSCRIÇÃO? Clique AQUI e esc.reva-se.

SE ESTA TURMA NÃO É PRA VOCÊ,
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